sexta-feira, 26 de abril de 2013

HISTÓRIA CULTURA E PENSAMENTO (LE GOFF)


História - Cultura e Pensamento
CULTURA E PENSAMENTO
Jacques Le Goff: a paixão pelo medieval
Leia mais
Jacques Le Goff 
» A paixão pelo medieval
» Uma civilização própria
 
Ainda menino, aluno em Toulon, cidade do sul da França onde nasceu em janeiro de 1924, o futuro historiador Jacques le Goff encontrou o seu destino. Depois de ter lidoIvanhoé, a mais famosa novela histórica de Walter Scott, nunca mais deixou de interessar-se pela Idade Média. A tal ponto que, ao completar 80 anos em 2004, foi universalmente reconhecido, juntamente com Georges Duby e Le Roy Ladurie, como um dos maiores Medievalista da França do após-Segunda Guerra Mundial.
Um homem da elite pensante


Castelo d´Usse, no Loire
Jacques Le Goff pertence ao supra-sumo da elite intelectual francesa. Sua carreira desde os primeiros bancos escolares até os escalões superiores, foi uma crônica de ascensão intelectual e institucional. Estudou na Escola Normal Superior de Paris, centro de formação dos quadros do magistério francês, depois de ter completado os primeiros anos escolares no não menos famoso Liceu Louis-le Grand, na qual entrou em 1944, época em que Jean-Paul Sartre, outro egresso da Escola Normal tornava-se o ex-aluno mais famoso da França e um dos primeiros filósofos do mundo do após- Segunda Guerra Mundial.
Era uma época de grandes mudanças e a pesquisa histórica não podia ficar longe delas. Na França, desde os finais dos anos vinte, crescia em influência a chamada École des Annales, liderada por um pequeno grupo de historiadores reformistas, reunidos ao redor de Marc Bloch e Lucien Febvre que, desde 1929, vinham publicando uma revista (Annales d'histoire économique et sociale), que tinha por objetivo afastar a historiografia da sua dependência para com a política, como era o gosto da corrente positivista (ainda largamente hegemônica).
Outros temas deviam servir de interesse ao historiador. Novas campos de pesquisas deveriam ser abertos, graças a impulsão da arqueologia, que não se limitassem mais ás visitas aos arquivos estatais atrás das decisões dos governantes, dos reis ou dos presidentes. Uma outra história deveria então nascer que abarcasse as mentalidades das épocas passadas, a geografia, o clima, os costumes, a vida cotidiana, e assim por diante.

Entre os extremos


Jacques Le Goff
Seguindo o seu principal mentor, o medievalista Marc Bloch ( fuzilado por militar na resistência francesa à ocupação nazista, em 1944) e dando vazão a sua paixão juvenil, Le Goff, após ter cursado letras em Lille, mergulhou fundo nos manuscritos antigos, nos velhos tratados escolásticos, nos diplomas e pergaminhos, nos rolos veneráveis que guardavam os segredos e as polêmicas do medievo.
Encontrou um outro mundo, bem distante daquela visão cultivada e difundida na França desde os tempos do Renascimento de ser a Idade Média “uma era das trevas”, a dark age dos ingleses. Entretanto, não se inclinou pelo seu extremo: a posição assumida por Chateaubrian, autor do Génie du christianisme, “O Gênio do cristianismo”, de 1802, que, bem ao gosto do romantismo predominante na época da restauração (1815-1830), pintou a epoca das catedrais medievais como uma idade de ouro da cristandade e da vida fraternal.

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2004/07/05/001.htm

quinta-feira, 25 de abril de 2013

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA e a XVII SEMANA DE HISTÓRIA


O Programa de Pós-Graduação em História e o Departamento de História, da Universidade Estadual de Maringá apresentam o VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA e a XVII SEMANA DE HISTÓRIA que acontecerá em Maringá no período de 25 a 27/09/2013.

O objetivo do evento é integrar historiadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação dos mais diversos países, promovendo atividades e debates sobre o atual estado da arte da produção historiográfica. Nesta edição, o tema escolhido é Democracia e Autoritarismo no Mundo Contemporâneo.

As inscrições de resumos para apresentação de comunicação oral se encerram em 14/05/2013.

Para mais informações acesse nossa página http://eventos.cpweb0114.servidorwebfacil.com/cih/


A história da Guerra de Canudos contada em história em Quadrinhos (HQ)


Essa semana um aluno do 9º ano produziu uma história em quadrinhos (HQ) sobre a Guerra de Canudos.
O HQ é uma ferramenta eficaz no processo de ensino, aprendizagem e motiva o alunos a pesquisar e produzir. Destaco que os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem devem valer-se dos mais variados recursos para que o aprendizado se efetue de maneira coerente e significativa.



file:///C:/Users/User/Desktop/CANUDOS-pagina2-pagina2.html




Publicado em: 25/04/2013 12:56:14
Feito com o HagáQuê


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Construção coletiva Google Docs


Agradeço as colegas que contribuíram com a construção do texto sugerido como atividade coletiva pelo curso do PAFC.


Horário de verão. Saí de casa muito cedo, e já estava próximo à Universidade, quando, de repente, me deparei com a mais surpreendente cena: uma mulher, vestida de forma extremamente elegante, levava para passear nada mais, nada menos, que 10 cachorros. Em cima de um salto muito alto, ela era praticamente carregada pelos animais que, com a lingua de fora, pareciam apressados. Apesar dos gritos e apelos para que se acalmassem, a mulher não conseguia acalmar os cachorros. Fiquei ali observando e me perguntando o porque de uma senhora tão chique estar ali, numa situação tão inusitada. De repente, um dos cachorros conseguiu se soltar, e saiu em disparada, entre os carros que trafegavam. A senhora entrou em desespero. Na tentativa de capturá-lo, começou a andar mais rápido e acabou se desequilibrando e caiu. Nisso, os outros nove cães também saíram correndo por todo lado, aumentando o desespero da senhora. Corri para ajudá-la a levantar-se, e ela pediu para que eu ajudá-la a resgatar todos os cachorros. Rapidamente ela me contou que era uma mulher sozinha, tinha muito dinheiro e o seu passatempo era cuidar de cachorros. A mulher desesperada, olhando dos meus olhos disse-me: por favor, resgate cada um dos meus cachorros que eu vou lher dar um valor muito bom em dinheiro que você não irá se arrepender. o que eu fiz? Derrepente uma pessoa, vestida de palhaço, se equilibrava em cima de um carro vermelho. Em volta, uma outra pessoa, uma mulher, gritava com ele e ordenava que descesse. Ameaçava subir e bater nele. Muitas pessoas curiosas riam e gritavam para o palhaço correr e, ao mesmo tempo, incentivavam a mulher a subir no carro e bater nele. Aos gritos de “CORRE”, “BATE” e em meio a muitos risos, o palhaço sorridente então disse: que loucura toda essa cena em plena tarde de verão. Que história maluca...mulher, cachorro, palhaço..que imaginação.

Wikipedia - Antropologia e História das Mentalidades

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropologia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_das_mentalidades



quinta-feira, 11 de abril de 2013

REAs - PRÁTICAS COLABORATIVAS - SITES GRATUITOS PARA APRENDER



Os REAs tem como objetivo contribuir com o aprendizado.
Construir e experimentar novos modelos de produção de transmissão do conhecimento é essencial para encarar os desafios da sociedade pós-moderna. Assim se faz necessário práticas digitais que apresentem  bons exemplos.

Confiram alguns sites de Recursos Educacionais Abertos

www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

·         Unicamp http://www.ocw.unicamp.br) - O OpenCourseWare oferece aulas de professores da própria Unicamp (Universidade de Campinas.

·         Yale (http://oyc.yale.edu/) - A famosa instituição de ensino tem uma série de aulas on-line gratuitas. Há estudos sobre astronomia, literatura, religiões, biologia e economia, entre outros, cujo conteúdo é explicado por professores da Yale.





sábado, 6 de abril de 2013

DITADURA MILITAR - BRASIL

Link de notícias sobre a entrega do atestado de óbito de Wladimir Herzog, morto em 1975, à sua família com o reconhecimento de que a morte foi causada por "lesões e maus tratos sofridos durante o interrogatório em dependência do 2.º Exército (DOI-Codi)".http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/03/15/familia-de-herzog-recebe-novo-atestado-de-obito-que-derruba-tese-de-suicidio.htm

Documentário período da Ditadura no Brasil

documentário "O dia que durou 21 anos" de Camilo Tavares que discute a instauração da ditadura militar em 1964 após a deposição do presidente João Goulart: http://cinema.uol.com.br/noticias/reuters/2013/03/28/documentario-traz-bastidores-da-trama-que-levou-ao-golpe-de-1964.htm